No dia 8 de julho celebramos o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, data que marca a fundação, 1948, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC.
Este é um momento importante de reflexão sobre o papel da ciência no Brasil, a urgente valorização de nossos pesquisadores e pesquisadoras, a promoção de uma produção científica inclusiva e o incentivo à ampla divulgação do conhecimento.
O Labirinto da Codificação do Direito Processual Civil Internacional (LABCODEX), sob a coordenação da Professora Drª Valesca Raizer Borges Moschen, torna público o Edital de Seleção, destinado ao ingresso de novos membros no ciclo de estudos de 2025.
O LABCODEX tem como objetivo o aprofundamento dos estudos em Direito Internacional Privado, Direito Internacional Público e Direito Processual Civil Internacional, bem como, contribuir para a análise crítica dos instrumentos normativos contemporâneos, com o fortalecimento da produção científica.
Estão abertas as inscrições para o Curso Temas Essenciais de Direito Marítimo, coordenado pela Professora Valesca Raizer Borges Moschen e pelo Professor Eduardo S. Bitti.
Serão 06 encontros mensais ministrados pelo Professor Marcos Martins, que contará também com material de apoio e avaliação final.
Informamos à comunidade acadêmica que se encontram abertas as inscriões para seleção de subprojetos de Iniciação Científica. O Edital do Ciclo 2021/2022 encontra-se em anexo.
A pesquisadora Helena Emerick Abaurre apresentou parte da pesquisa de iniciação científica no II Congresso Internacional sobre o Futuro do Direito (II FUTURELAW). O evento é organizado pelo Instituto Iberoamericano de Estudos Jurídicos – IBEROJUR – em colaboração com o Instituto de Investigação Jurídica da Universidade Lusófona do Porto, da Faculdade de Direito e Ciência Política da Universidade Lusófona do Porto, Portugal.
Foram selecionado para apresentação pôsteres e vídeos produzidos por membros do LABCODEX em razão do evento e-ASADIP para Jovens Pesquisadores, organizado pela Associação Americana de Direito Internacional Privado.
O pesquisador André Andrade de Oliveira apresentou o trabalho intitulado "As Cortes Comerciais Internacionais e a Arbitragem Internacional: uma hipótese de convivência à luz do direito brasileiro".